LIMG

 

Liceu Industrial de Minas Gerais

 

1941 - 1941

Os anos finais da década de 1930 foram marcados pela reestruturação do Ministério da Educação e Saúde, devido à implantação do Estado Novo em 1937. Nesse contexto, o ensino profissional no Brasil passou a ser discutido por comissões interministeriais que incluíam representantes do Ministério da Educação e Saúde e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em um momento de grandes transformações no processo de industrialização do país. Em janeiro de 1937, a Lei N. 378 determinou que as Escolas de Aprendizes e Artífices se tornassem Liceus destinados ao ensino profissional de todos os níveis (básico e médio) em  diversas especialidades.

A mudança do nome para Liceu Industrial de Minas Gerais ocorreu apenas em agosto de 1941. No ano seguinte, o Liceu tornou-se a Escola Industrial de Belo Horizonte e foi implementado o primeiro curso de nível médio, o Curso Técnico de Construção de Máquinas e Motores. Nesse momento foram também criados novos processos para a seleção de alunos. Os vestibulares e testes de aptidão física e mental passaram a ser aplicados e contribuíram para o distanciamento da perspectiva assistencialista e de formação artesanal. Por isso, em 1943 a Escola Industrial passou a se chamar Escola Técnica de Belo Horizonte

Nesse momento nossa Instituição estava instalada na Av. Augusto de Lima, 2.109, em um edifício construído em fins do século XIX para ser a Hospedaria de Imigrantes. Essa foi nossa casa até o término da construção da sede própria na Av. Amazonas, Bairro Nova Suíça, em 1958.

 

Registros Relacionados