CEFET-MG

 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 

1978 - Hoje

A denominação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais foi criada, por lei, em 1978. A instituição que já era uma referência no ensino de nível técnico, passou a consolidar sua excelência no ensino de nível superior, na pesquisa científica e na extensão. Nos anos 1990, integrando o Sistema Nacional de Educação Tecnológica (1994), nossa comunidade foi protagonista de grandes embates contra as concepções utilitaristas da educação; além de continuar sua verticalização, passando a oferecer também cursos de pós-graduação.

Nos anos 2000, nossa instituição testemunhou a criação e expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que visava promover o desenvolvimento regional e multiplicar a formação de jovens para o mercado de trabalho, a partir de uma formação científica e humana sólida. O CEFET-MG já havia começado sua expansão no estado bem antes (Leopoldina, 1987; Araxá, 1992; Divinópolis, 1994;), mas também aproveitou as oportunidades daquele contexto (Varginha e Timóteo, 2006, Nepomuceno, 2007; Curvelo, 2010; e Contagem, 2011).

Tudo isso só foi possível devido às tensões e conquistas de uma comunidade vibrante: nossos estudantes e servidores viveram intensamente a luta pelo fim do regime militar e resistiram às ameaças que volta e meia afligem a educação pública. Com o tempo, a instituição passou a receber mais mulheres, até então pouco presentes no ensino tecnológico, e estudantes das mais diversas origens sociais, étnico-raciais e psicomotoras. A diversidade, os vínculos de afeto e a identificação das pessoas com a instituição agora é também uma de nossas marcas.

 

Registros Relacionados